Aedes aegypti: Agravantes

Agravantes

Larva do mosquito da Dengue (Aedes Aegypti )

ZIKA VÍRUS PODE CAUSAR CEGUEIRA EM BEBÊS

Médicos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Fundação Altino Ventura de Pernambuco descobriram que a microcefalia associada ao zika vírus pode ser a causa de uma lesão na mácula ocular diferente daquelas causadas por outros tipos de microcefalia.

“É uma lesão irreversível na visão. Dependendo do lugar da retina e da intensidade, pode ser causa de cegueira permanente em ambos os olhos”, afirma Rubens Belfort Junior, professor-titular de oftalmologia da Unifesp. “Em todas as crianças que examinamos as alterações visuais eram praticamente iguais”, completa.

Presidente da Fundação Altino Ventura de Pernambuco, a médica Liana Ventura conta que já aconteceram três mutirões para avaliar a saúde das crianças nascidas com microcefalia associada ao zika vírus. “Essa lesão é bem específica, por isso foi muito importante que achássemos nos olhos dessas crianças”, ressalta a médica.

Liana prossegue dizendo que esse tipo de lesão na mácula não é encontrada em outros casos de microcefalia, como toxoplasmose, rubéola e sífilis.

IMPORTANTE
Mães que tiveram suspeita de ter contraído zika vírus na gravidez devem levar o bebê para examinar mesmo se a criança nascer sem microcefalia.

ZIKA VÍRUS PODE CAUSAR ARTROGRIPOSE

Uma doença congênita, rara e que afeta gravemente o sistema nervoso central. Assim é a artrogripose, uma má-formação que pode ser causada pelo Zika vírus. É o que diz uma nova pesquisa brasileira, publicada este mês.

A artrogripose causa rigidez das articulações e pode provocar fraqueza muscular. Os membros ficam deformados, impedindo os movimentos.

Para chegar a esta descoberta, os pesquisadores conseguiram fazer algo inédito: o sequenciamento genético do Zika vírus; eles ainda relacionaram, pela primeira vez, a infecção à artrogripose.

Já são quatro casos em crianças no Brasil, sendo que duas delas nem nasceram ainda. Os casos foram descobertos na Paraíba, onde também houve a comprovação de que o vírus pode ser transmitido para o feto.

Após anunciar quatro mortes por microcefalia relacionada ao vírus, o Ministério da Saúde divulgou um pacote de diretrizes para acompanhar e reabilitar crianças de 0 a 3 anos, nascidas com a doença.

Acesse, saiba mais: ZIKA VÍRUS

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página
Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis aqui em OpenBrasil.org possuem apenas caráter educativo.